Planejamento de aula contextualizado - Lixo

terça-feira, 18 de maio de 2010

Conceituando Hipertexto

Hipertexto designa uma coleção de documentos com links, ou hiperlinks, que auxiliam o leitor a ir de um texto (texto escrito ou imagem) a outro. O termo hipertexto foi cunhado por Ted Nelson, em 1960, em um projeto desenvolvido quando aluno de pós-graduação, em Harvard (WHITEHEAD, 1961). Apesar de que Bush foi o responsável pela sua concepção.
O hipertexto pode ser considerado como um conjunto de fragmentos de informações, ou seja, uma rede de nós ligados por conexões, onde esses nós são palavras, páginas, imagens, seqüência sonoras, eles não estão ligados linearmente, cada um tem sua particularidade.
Hoje como os mecanismos de busca são cada vez mais inteligentes, qualquer leitor na web pode utilizar hipertexto, saindo do texto e voltando ao mesmo, sempre que quiser aprofundar seu conhecimento sobre algum tópico ou encontrar alguma informação rápida sobre algo mencionado no texto.
Já existe software, por exemplo, que transforma um texto inteiro em hipertexto, associando cada palavra ao correspondente verbete em um dicionário.
A Internet oferece tecnologias que permitem a criação de textos graficamente mais criativos e novas formas de comunicação. O mais interessante é que a linguagem da Internet possibilita a criação de uma inteligência coletiva. Em texto no prelo, Paiva (2005) (http://www.veramenezes.com/comunidades), é discutido esse conceito.
Considero que, hoje, vivemos duas instâncias de uso da linguagem. A “real” e a virtual. Muitas atividades mediadas pela linguagem, em interações face a face ou mediadas por papel, áudio ou vídeo, podem, hoje, ter sua contrapartida na Internet, ou seja, pela mediação do computador.
Referências
PAIVA, V.L.M.O. Comunidades virtuais de aprendizagem e colaboração .Trabalho apresentado no III SILEL, em 2004, na UFU. Uberlândia. 2005
WHITEHEAD, J. Orality and Hypertext: An Interview with Ted Nelson. Disponível em http://www.ics.uci.edu/~ejw/csr/nelson_pg.html Acesso em 21/09/2004