Planejamento de aula contextualizado - Lixo

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Planejamento de aula

Unidade escolar: Custódia da Silva Pedreira
Professor: Maria Lucia Alencar Soares
Disciplina: Matemática Série : 6º ano

Planejamento de aulas de 24 a 28 de maio de 2010.
Objetivos:
Mostrar a Visualização da relação quantitativa do litro com outras unidades de volume, a partir de procedimentos que dêem significados às regras de transformação.
Praticar a leitura e a interpretação das unidades de volume, perímetro e área.
Eixo Norteador:
Espaço e Forma
Competências:
Ser capaz de ver que a geometria, contribui para aprendizagem dos números e medidas, estimulando a observação, a percepção de semelhanças e diferenças, a construção, a aplicação de propriedades e a transformação de figuras.
Habilidades:
Desenvolver a capacidade de tratar diferentes grandezas como: comprimento, superfície e volume
Resolver situações-problemas que envolva cálculo de perímetro, área e volume
Conteúdos:
Unidades de Medidas de Volume
Unidades de medidas de Capacidade
Metodologias:
Aula explicativa
Aula de leitura
Aula pratica
Situação Didática:
Através da leitura do livro didático do aluno pág. 99 apresentar o cubo como um sólido para medir volume.
Exercitar a interpretação da definição de que um metro cúbico é o espaço ocupado por um cubo de 1m de aresta
Mostrar o procedimento do calculo do volume através de uma caixa cúbica.
Desenhar a caixa como exercício de visualização.
Aplicar atividades explorando conhecimentos de volume através de informações contidas em jornais, revistas, livros etc.
Recursos:
Livro didático, jornais, revistas, cubo, caixas, régua, giz colorido.
Avaliação:
Através da leitura, na observação e participação da aula, na resolução das atividades aplicadas
Referencias Bibliográficas:
Dante, Luiz Roberto
Tudo é matemática/ Luis Roberto Dantes---3 ed. São Paulo: Ática 2009

Um comentário:

  1. Lúcia;
    Você colocou em prática na sala de aula, e em Matemática, as tecnologias trabalhando medidas com muita sabedoria.
    Parabéns!
    Eliana

    ResponderExcluir