A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRICULO
A integração entre currículo e tecnologias proporciona muitas mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Essas mudanças só se concretizam quando compreendemos a concepção de currículo que desejamos desenvolver.
Ao adaptar a tecnologia ao currículo escolar, pode-se utilizar o computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
É importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la.
O professor precisa se apoiar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no dia-a-dia.
As Novas Tecnologias de Informação estão derrubando as paredes das salas de aula das nossas escolas, fazendo com que professores e alunos ingressem no espaço virtual. O aluno não procura mais conhecimento nos livros didáticos, mas no imenso universo do hipertexto. Diante dessa realidade, o aluno tem que reaprender a estudar e o professor a ensinar.
Vivemos num mundo no qual é preciso ter conhecimento, e para isso nosso papel como educador é fundamental: podemos mostrar a esses jovens que o conhecimento é importante, tanto na vida pessoal quanto na profissional. E para atingir esse objetivo, temos que saber fundamentar através de coisas que eles gostam. Por intermédio do computador, podemos propor atividades que valorizem o conhecimento, que aumentam a auto-estima e que façam com que eles se valorizem como cidadãos. Sabemos que as crianças, como adolescentes, ficam horas em frente a uma tela de computador, jogando, conversando em salas de bate-papo (chats) ou usando correios eletrônicos (e-mails). Por que, então, não aproveitar essa tecnologia em sala de aula? Neste caso, poderemos ganhar fortes subsídios para as atividades escritas. É nesse contexto que as novas tecnologias vêm dar um suporte ao educador. O computador pode tornar as nossas aulas mais interessantes e, de certa forma, mais interativas.
A Informática educacional como podemos notar, deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.
Maria Lucia Alencar Soares
terça-feira, 28 de setembro de 2010
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Lúcia,
ResponderExcluirNesse processo de integração das mídias ao currículo escolar , o papel do aluno e do professor é o de aprender a aprender. Com certeza, as aulas terão mais sentido e serão mais motivadoras.
Olá Lúcia,
ResponderExcluirLendo o seu texto gostaria de fazer uma reflexão quanto ao uso das tecnologias descritos por você.
Pedro Demo nos alerta para que a tecnologia não venha apenas dar uma roupagem nova para o ensino tradicional que predomina na maioria das nossas escolas. Mas para promover mudanças educacionais por meio das TIC na escola.
Gostei da sua fala quando diz “É importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la.” Mas fiquei preocupada quando você diz no mesmo texto que “O aluno não procura mais conhecimento nos livros didáticos, mas no imenso universo do hipertexto. Diante dessa realidade, o aluno tem que reaprender a estudar e o professor a ensinar.”
O nosso alunado está perdendo o hábito da leitura nos livros mas em compensação no mundo digital a maioria usa a técnica do CTRL + C CTRL + V e esquece o quanto o livro é importante até para fazer uma comparação com o texto do autor X e Y.
Parabéns pelo blog.
Um abraço, Rosileide
Olá Maria Lúcia,
ResponderExcluirAs novas tecnologias estão sim proporcionando aos professores e alunos, subsídios para uma aula mais dinâmica e interessante. No mundo digital, o computador não é mais objeto de poucos, ele é um acessório fundamental no desenvolvimento das atividades escolares. É preciso que haja aceitação por parte daqueles que ainda resistem à prática da tecnologia na sala de aula para a dinamização das aulas no processo do ensino e aprendizagem. E isso é mais viável se dado no currículo como parte da metodologia escolar