POSSIVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇOES DAS TECNOLOGIAS
O século XX marcado pelas muitas inovações oportunizou o surgimento de várias descobertas revolucionárias, como a tecnologia, dentre deles o computador.
Percebe-se que o computador conquistou espaço importante e inigualável no seio das sociedades, a sua ausência pode significar atraso ou mesmo subdesenvolvimento, enquanto a sua presença traduz ascensão social e desenvolvimento.
Pensar em inovações tecnológicas educacionais é pensar antes de tudo num ambiente de aprendizagem e a capacitação dos profissionais da educação.
Mas como podemos ver as escolas ainda está muito distante dessa realidade, isso, porque o aluno acha que aprende mais e melhor na internet, no computador. A linguagem do momento – é a internet – permite uma forma de aprendizagem mais rápida e prazerosa para o aluno.
Mais há um grande entrave nessa história “o desespero dos professores”, pois eles não foram treinados para a evolução dessa linguagem do momento. E essa linguagem como internet, mp3, celular e DVD é o que interessa aos alunos.
O professor de hoje deve ser capacitado para que possa preparar suas aulas com novas linguagens, já que muitas vezes o quadro negro é substituído pela tela do computador.
A mera reprodução de conteúdos não tem mais espaço na educação e nem no mercado de trabalho atual.
A tecnologia da informática deverá ser instrumento para desenvolver competências nos alunos, de forma que os conteúdos trabalhados na escola sejam mais significativos socialmente e provoquem mudanças individuais e coletivas.
Nesse contexto, é fundamental que o professor reflita sobre essa realidade, repensando sua pratica para que possa fornecer as ferramentas motivadoras ao aluno dessa forma ajudá-lo a construir conhecimentos.
Os recursos tecnológicos em sala de aula oferecem uma grande contribuição para a aprendizagem dos alunos e para o professor ensinar com a realidade que o próprio aluno vive fora da escola.
Dessa forma a integração do computador, internet, novas mídias, calculadora etc. são recursos que contribuem com novas estratégias de ensino e aprendizagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Lúcia
ResponderExcluirÉ necessário que o professor aproveite as capacitações que são oferecidas é neste contexto que o professor deve refletir sobre sua prática educativa. Como voce bem colocou a tecnologia é um instrumento ou ferramenta para desenvolver as competências do aluno.
Muito bem
@braços,
Elisângela
Lúcia;
ResponderExcluirInfelizmente tenho que concordar com você em vários pontos , porém um que chama-me atenção é quando você relata que existem escolas que estão, ainda, longe das inovações tecnologicas. Ter as tecnologias na escola não é sinal de usá-las e precisamos aperfeiçoarmos em capacitações.
Bjos
Eliana